O que é Marketing?

Todos nós já ouvimos falar nesta palavra, aliás está bastante presente no vocabulário da nossa atualidade, mas afinal, o que é Marketing?

Para mim é um conjunto de atividades de venda de produtos ou serviços, que visam satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.

O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais sucintas e melhores definições de marketing é a de “suprir necessidades gerando lucro”. (Kotler & Keller, 2012)

Marketing, para Kotler & Keller (2012), é um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos de valor entre si.

Muitas vezes é visto como uma arte de venda, mas o surpreendente é que marketing não é vender. Peter Ducker, um dos principais teóricos da administração, defende que podemos considerar que haverá sempre a necessidade de vender, mas que “o objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço possa se adequar a ele e se vender sozinho.”

De maneira ideal, o marketing deveria resultar num cliente disposto a comprar. A única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível. (Kotler & Keller, 2012)

Existem, no entanto, outras definições sobre esta disciplina:

A American Marketing Association (AMA), defende que “Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral”.

No livro "Fundamentos de Marketing" de Ricardo Rodrigues aparecem também estas duas explicações:

Richers (1986) Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos. 

Semenik e Bamossy (1995) Marketing é uma filosofia de negócios, em que toda a estratégia de planejamento e execução dos projetos de marketing da empresa tem como propósito fundamental à satisfação das necessidades de seus clientes. 


Em suma,

Vemos, portanto, a administração de marketing como a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação, entrega e comunicação de um valor superior para o cliente. (Kotler & Keller, 2012)

 

 

Referências e Webgrafia

Kotler, P., & Keller, K. (2012). Administração de Marketing. São Paulo: Pearson.

Rodrigues, R. R. (2014). Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: Estácio.

https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/

 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares