O que é Marketing?
Todos nós já ouvimos falar nesta palavra, aliás está bastante presente no vocabulário da nossa atualidade, mas afinal, o que é Marketing?
Para
mim é um conjunto de atividades de venda de produtos ou serviços, que visam
satisfazer as necessidades e desejos dos clientes.
Marketing,
para Kotler & Keller (2012), é um processo social pelo qual indivíduos e
grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da
livre troca de produtos de valor entre si.
Muitas
vezes é visto como uma arte de venda, mas o surpreendente é que marketing não é
vender. Peter Ducker, um dos principais teóricos da administração, defende que podemos
considerar que haverá sempre a necessidade de vender, mas que “o objetivo do
marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço
possa se adequar a ele e se vender sozinho.”
De
maneira ideal, o marketing deveria resultar num cliente disposto a comprar. A
única coisa necessária, então, seria tornar o produto disponível.
Existem,
no entanto, outras definições sobre esta disciplina:
A American
Marketing Association (AMA), defende que “Marketing é a atividade, conjunto de
instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que
tenham valor para clientes, clientes, parceiros e a sociedade em geral”.
No livro "Fundamentos de Marketing" de Ricardo Rodrigues aparecem também estas duas explicações:
Richers
(1986) Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana
voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando
benefícios específicos.
Semenik e Bamossy (1995) Marketing é uma filosofia de negócios, em que toda a estratégia de planejamento e execução dos projetos de marketing da empresa tem como propósito fundamental à satisfação das necessidades de seus clientes.
Em suma,
Vemos,
portanto, a administração de marketing como a arte e a ciência de selecionar
mercados-alvo e captar, manter e fidelizar clientes por meio da criação,
entrega e comunicação de um valor superior para o cliente.
Referências e Webgrafia
Kotler, P., & Keller, K. (2012). Administração de Marketing.
São Paulo: Pearson.
Rodrigues,
R. R. (2014). Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: Estácio.
https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/
Que orgulho! Parabéns! Vais longe!
ResponderEliminarObrigada! :)
EliminarQue orgulho! Parabéns! Vais longe!
ResponderEliminar