Evolução do Marketing
Agora que já sabemos o Conceito de Marketing vamos ver como surgiu.
O Marketing não era o que conhecemos hoje, a sua evolução passou por três fases (ou óticas, dependendo do autor) que contribuíram para o seu crescimento.
Fase da Produção:
A orientação voltada para a produção – Anos 20
A procura era muito superior à oferta e as empresas encontravam um mercado ávido por novidades, que absorvia toda a produção. Deu-se nesta fase o início da produção industrial em massa, tendo como principal característica a existência de produtos indiferenciados, onde o consumidor era apenas uma forma de escoar o produto. (Ramos, Caetano, Marques, Ferreira, & Rasquilha, 2015)
A orientação para produção sustenta que os consumidores dão
preferência a produtos fáceis de encontrar e que sejam de baixo custo. Os
gerentes das empresas orientadas para a produção concentram-se em alcançar alta
eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa.
Fase das Vendas:
Orientação para as vendas
- De 1930 a 1950
Nesta fase a oferta era já
muito abrangente. (Ramos et al, 2015)
Aqui, o fundamental era
vender a qualquer custo. As empresas começaram a preocupar-se em aliciar os
consumidores para os seus produtos, centrando-se nas vendas. O preço dos
produtos era determinante pelo que se verificava a preocupação deste ser competitivo,
surgindo nesta fase o conceito de valor acrescentado. (Ramos et al,
2015)
A orientação para vendas parte do princípio de que os
consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma
organização em quantidade suficiente. Essa orientação é praticada de maneira
mais agressiva com produtos pouco procurados (…) e quando uma empresa que
dispõe de excesso de capacidade visa vender aquilo que fabrica, em vez de
fabricar aquilo que o mercado quer.
Fase do Marketing
Orientação para o Marketing – 1950
O fim da Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial (…)
no início da década de 50 levaram a um aumento da produção e do consumo sem
precedentes. (Ramos et al, 2015)
Os produtores chegaram à
conclusão que não bastava pôr os produtos no mercado para estes serem
adquiridos. A concorrência era demasiado forte e como tal os consumidores
tinham uma grande variedade de escolha. Nasce, assim, a necessidade de prestar
mais atenção ao cliente, ao que ele deseja, às suas necessidades. Nasce, assim,
o Marketing. (Ramos et al, 2015)
A orientação para marketing surgiu (…) como uma filosofia de
“sentir-e-responder”, centrada no cliente. A tarefa não é mais encontrar os
clientes certos para seu produto, mas sim os produtos certos para seus
clientes.
As empresas optaram então por desenvolver um método que lhes
permitisse produzir apenas aquilo que interessava aos clientes. Começando
inicialmente por apenas conhecer o cliente, rapidamente se chegou à conclusão
que não bastava conhecê-los, era necessário que eles fossem fiéis à marca, era
necessário criar uma relação o mais próxima possível entre a empresa e a
marcar. (Ramos et al, 2015)
Referências
Kotler, P.,
& Keller, K. (2012). Administração de Marketing. Pearson Education.
Ramos, M., Caetano, J., Marques, H., Ferreira, B.,
& Rasquilha, L. (2015). Fundamentos de Marketing. Edições Sílabo.
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