Evolução do Marketing

Agora que já sabemos o Conceito de Marketing vamos ver como surgiu.

O Marketing não era o que conhecemos hoje, a sua evolução passou por três fases (ou óticas, dependendo do autor) que contribuíram para o seu crescimento.


Fase da Produção:

A orientação voltada para a produção – Anos 20

A procura era muito superior à oferta e as empresas encontravam um mercado ávido por novidades, que absorvia toda a produção. Deu-se nesta fase o início da produção industrial em massa, tendo como principal característica a existência de produtos indiferenciados, onde o consumidor era apenas uma forma de escoar o produto. (Ramos, Caetano, Marques, Ferreira, & Rasquilha, 2015)

A orientação para produção sustenta que os consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e que sejam de baixo custo. Os gerentes das empresas orientadas para a produção concentram-se em alcançar alta eficiência de produção, baixos custos e distribuição em massa. (Kotler & Keller, 2012)



Fase das Vendas:

Orientação para as vendas -  De 1930 a 1950

Nesta fase a oferta era já muito abrangente. (Ramos et al, 2015)

Aqui, o fundamental era vender a qualquer custo. As empresas começaram a preocupar-se em aliciar os consumidores para os seus produtos, centrando-se nas vendas. O preço dos produtos era determinante pelo que se verificava a preocupação deste ser competitivo, surgindo nesta fase o conceito de valor acrescentado. (Ramos et al, 2015)

A orientação para vendas parte do princípio de que os consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma organização em quantidade suficiente. Essa orientação é praticada de maneira mais agressiva com produtos pouco procurados (…) e quando uma empresa que dispõe de excesso de capacidade visa vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer. (Kotler & Keller, 2012)


Fase do Marketing

Orientação para o Marketing – 1950

O fim da Segunda Guerra Mundial, o crescimento industrial (…) no início da década de 50 levaram a um aumento da produção e do consumo sem precedentes. (Ramos et al, 2015)

Os produtores chegaram à conclusão que não bastava pôr os produtos no mercado para estes serem adquiridos. A concorrência era demasiado forte e como tal os consumidores tinham uma grande variedade de escolha. Nasce, assim, a necessidade de prestar mais atenção ao cliente, ao que ele deseja, às suas necessidades. Nasce, assim, o Marketing. (Ramos et al, 2015)

A orientação para marketing surgiu (…) como uma filosofia de “sentir-e-responder”, centrada no cliente. A tarefa não é mais encontrar os clientes certos para seu produto, mas sim os produtos certos para seus clientes. (Kotler & Keller, 2012)

As empresas optaram então por desenvolver um método que lhes permitisse produzir apenas aquilo que interessava aos clientes. Começando inicialmente por apenas conhecer o cliente, rapidamente se chegou à conclusão que não bastava conhecê-los, era necessário que eles fossem fiéis à marca, era necessário criar uma relação o mais próxima possível entre a empresa e a marcar. (Ramos et al, 2015)



Para concluir deixo a baixo um quadro-resumo com as principais características de cada fase do marketing: 

Informação retirada de: (Ramos et al, 2015)
*As informações do quadro resumo a cima, foram retiradas do livro "Fundamentos de Marketing" mencionado nas referências.


Referências

Kotler, P., & Keller, K. (2012). Administração de Marketing. Pearson Education.

Ramos, M., Caetano, J., Marques, H., Ferreira, B., & Rasquilha, L. (2015). Fundamentos de Marketing. Edições Sílabo.

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