As cores. Como influenciam o consumidor?

As cores tornaram-se tão poderosas quanto as palavras. São “capazes de provocar grandes impactos psicológicos nos comportamentos e decisões dos consumidores”. (Junior et al, 2016)

“Na realidade, a cor é uma linguagem individual. O homem reage a ela subordinado às suas condições físicas e às suas influências culturais”. (Farina et al, 2011)

O comportamento do consumidor pode realçar-se não só pelas suas atividades mentais, mas também pelas emocionais “que ocorrem no momento da escolha, da compra e do uso dos produtos/serviços”. No entanto entender o comportamento e conhecer os consumidores não é fácil, pois estes podem indicar-nos uma coisa e fazer outra diferente. (Junior et al, 2016)


Existem imensas teorias sobre as cores e cada uma delas possui uma característica única que direciona o produto para o cliente. Assim, percebemos que as cores são como um código que se compreende facilmente. É importante por isso utilizá-las de forma estratégica para que a sua linguagem ultrapasse os problemas de descodificação. (Junior et al, 2016)

 

Se observarmos um prisma, identificamos 7 cores:  Vermelho, laranja amarelo, que estão na categoria das cores quentes, o azul, índigo e violeta, presentes na categoria das cores frias e por fim o verde, que não é considerado nem cor fria nem cor quente. Se contarmos com os diferentes tons e matizes de cada uma dessas cores, deparamo-nos com milhares de tons, que nos aparecem “a toda a hora”. As cores têm um poder muito grande e por isso é necessário ter em atenção ao excesso de cores, padrões e desenhos, pois pode criar um ambiente de desarmonia. (Lacy, 2013)


Junior et al (2016), mencionam um estudo, onde foram consultados dois mil alemães, e verificou-se que “a cor preferida de todos é o azul com 45%, logo após o verde com 15% e o vermelho com 12%, e a cor que é menos apreciada de todas é o castanho, com 20%”.


Para ilustrar melhor o que foi explicado a cima, seguem dois exemplos de duas marcas bastante conhecidas:

Coca-Cola: Junior et al (2016), diz que a Coca-Cola sofreu ao longo da sua existência várias mudanças, inclusive, alterações nas suas cores para manter o seu posicionamento no mercado. O Pai Natal de barbas brancas e roupas vermelhas, foi-se tornando bastante popular ao longo da história. A escolha do vermelho tinha como objetivo alcançar um público mais jovem e criar um ambiente mais propicio para se consumir bebidas geladas, pois o vermelho transmite energia, calor, excitação e é também a primeira cor que os nossos nos lhos distinguem. O vermelho tem a capacidade de atrair a nossa atenção, além de estimular o apetite. A Coca-Cola era considerado um produto sazonal: No verão as vendas aumentavam e no inverno diminuíam, por ser uma bebida gelada. Assim, a marca conseguiu “corrigir” este “problema” e mudou a percepção dos clientes em relação à marca.

McDonalds: Reis, (2016) explica que o vermelho e o amarelo são as cores primárias mais atraentes da roda das cores e que agradam a quase todos. São cores que transmitem qualidades como a força, poder e confiança, passando a mensagem de que é uma marca confiável.

Concluindo, a mensagem das cores pode ser percecionada por qualquer um, até por analfabetos. (Farina et al, 2011)

“A CHAVE é sempre usar uma cor quente e uma fria juntas. Nosso mundo é um mundo de polaridades: dia e noite, quente e frio, alegria e tristeza, etc. A eletricidade tem dois pólos: o negativo e o positvo. O mesmo princípio permeia criação, cuausando o equilíbrio que existe na natureza – o uso das cores não faz excepção a essa regra.” (Lacy, 2013)



Referências:

Farina, M., Perez, C., & Bastos, D. (2011). Psicodinâmica das cores em comunicação. Blucher.

Junior, L., Silva, T., Bartolazzi, V., & Costa, T. (2016). O USO DAS CORES COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING PARA O POSICIONAMENTO DA MARCA: UM ESTUDO DE CASO DA COCA-COLA. RevistaInterdisciplinardo Pensamento Científico - Nº2, volume 2, 192-208.

Lacy, M. L. (2013). O poder das cores no equilíbrio dos ambientes. São Paulo: Editora Pensamento.

Reis, V. (27 de Abril de 2016). Porque é o logótipo da McDonald's tão bem sucedido? Obtido de Design Portugal: https://designportugal.net/porque-e-o-logotipo-da-mcdonalds-tao-bem-sucedido/

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