Dissonância Cognitiva

“Os serviços são lembrados e comentados, sejam eles bons ou ruins, e as imagens positivas de confiança, familiaridade e bons serviços ainda determinam a preferência do consumidor” (Abreu, 1996)

A Dissonância Cognitiva é uma tensão que é gerada entre o que uma pessoa pensa/acredita e aquilo que ela faz, ou seja, é quando um indivíduo realiza uma ação que está em desacordo com aquilo que pensa. A dissonância ocorre quando o consumidor compara a compra com o processo pós-compra, gerando uma fundamentação diferente e inferior da expectativa da primeira com a segunda. (Capossi et al, 2009)

Podemos também explicar a dissonância cognitiva como um sentimento de arrependimento, quando um consumidor se apercebe de que se não tivesse realizado determinada compra, poderia ter comprado algo mais útil/importante. (Capossi et al, 2009)

Capossi et al (2009) explica que “A dissonância cognitiva refere-se ao processo e resultado final cognitivo e emocional de verificação da diferença entre o que se esperava e o que efetivamente ocorreu”

Muitas das vezes o consumidor procura informação, após a realização da compra, porque tem a necessidade de reduzir a dissonância cognitiva, assegurando-se que de que não há uma (compra) mais inteligente ou mais racional. O cliente procura assegurar-se de que a sua compra foi de facto inteligente e o seu dinheiro foi bem gasto. Por isso o serviço pós-venda não pode ser descuidado por parte das empresas. (Abreu, 1996)


Vender, segundo Theodore Levite, é manter um relacionamento. Muitos vendedores acreditam que a venda é o fim do procedimento, mas para os clientes é o início. (Abreu, 1996)

“Um cliente satisfeito gera muitos outros. Da mesma forma, um cliente insatisfeito tira da empresa clientes potenciais e, em alguns casos, já efetivos”. (Abreu, 1996)

“Servir bem é mais do que atender bem. Atender bem é receber bem o cliente, é deixá-lo à vontade para fazer suas queixas e reclamações. Servir bem é dar soluções rápidas e ótimas aos problemas apresentados; é dispor de meios de fazer o cliente sentir-se satisfeito, mesmo que, em alguns casos, tenha que esperar um pouco para ver seu problema resolvido; é oferecer serviços adequados às expectativas do cliente, pois são expectativas…” (Abreu, 1996)

 

Compras por impulso e dissonância cognitiva. Qual a relação?

A dissonância cognitiva é um aspeto negativo das compras por impulso (“produtos que não fazem parte da lista de produtos essenciais”). E cabe aos profissionais de marketing reduzir esse efeito negativo, pois pode trazer consequências como um impedimento de “recompra”, procura de outras marcas e produtos ou levar à repulsa sobre a marca e/ou produto. (Capossi et al, 2009)


O que o Marketing faz e quais os objetivos do “pós-marketing”?

O Marketing pretende minimizar os efeitos da dissonância cognitiva, tentando por vezes estabelecer na mente do consumidor, uma contraposição positiva a algo que foi gerado como negativo. (Capossi et al, 2009)

Abreu (1996), diz-nos que os objetivos do pós-marketing são:

- Manter clientes satisfeitos após a compra;

- Aumentar a probabilidade de os clientes atuais comprarem novamente o produto ou a marca da mesma empresa em futuras ocasiões;

- Aumentar a probabilidade de que os clientes atuais comprarão outros produtos da mesma empresa (um produto ou linha de produtos complementares) em vez de procurarem concorrentes quando necessitarem de tais produtos;

- Reconhecimento dos clientes como indivíduos;

- Deixar os clientes conscientes de que estão sendo cuidados.

“Não resta dúvida que um bom produto pode tornar-se mais competitivo se for acompanhado de um bom serviço ao cliente” (Abreu, 1996)


Referências

Abreu, C. B. (1996). SERVIÇO PÓS-VENDA: A DIMENSÃO. RAE - Revista de Administração de Empresas, 36(3), 24-31. Obtido de https://www.scielo.br/pdf/rae/v36n3/a04v36n3.pdf

Capossi, L. A., Guidastre, L. C., Santana, R., & Dantas, R. (2009). A INFLUÊNCIA DAS TÉCNICAS DE MARKETING NA HORA DA COMPRA. Obtido de http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/CC36884137843.pdf

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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