SEO VS SEM, o que são e quais as diferenças?

São ambos termos bastante utilizados e muito importantes em Marketing, mas ainda pairam muitas dúvidas sobre estes acrónimos.

O objetivo deste post é poder explicar-vos em modo "resumo simplificado", o que são.

Começamos pelo SEO - Search Engine Optimization, que significa em português “Otimização para Motores de Busca”.

É uma das mais importantes áreas do Marketing Digital, pois permite que o nosso website fique no topo de pesquisa dos motores de busca, ou seja, são os resultados que aparecem após os anúncios.

Podemos defini-lo como um conjunto de estratégias de otimização de websites, gerando um melhor posicionamento das páginas nos resultados orgânicos de pesquisas.

As consequências do SEO são a amplificação da visibilidade da nossa marca/empresa, o tráfego nas nossas páginas e o aumento de conversões.

 

Um bom SEO ajuda a posicionar os websites nos motores de pesquisa, transmitindo confiança e credibilidade para a nossa marca. Sabemos que os primeiros resultados apresentados nos motores de pesquisa são aqueles que mais facilmente são vistos como confiáveis e ganham o “click” de quem pesquisa. O utilizador raramente vê os resultados da 2ª página.

Os motores posicionam sites através de vários fatores, como por exemplo, a experiência dos visitantes ou a relevância do conteúdo, isto é, a associação entre a palavra pesquisada e o conteúdo da página.

Estes fatores podem ser divididos em 2 grandes grupos:

On-Page (otimização interna), exemplos:

  1. Título das páginas
  2. Tags de cabeçalho
  3. Utilização da palavra-chave
  4. Qualidade do conteúdo
  5. Tempo de carregamento das páginas

 

Off-page: Fatores externos ao website, que não conseguimos controlar diretamenta, mas onde temos alguma influência:

  1. Autoridade
  2. Link building
  3. Sinais sociais

Por sua vez e para concluir, SEM: Search Engine Marketing, significa em português, Marketing para Motores de busca).

São estratégias utilizadas para quem procura resultados imediatos, aumentando a visibilidade e o tráfego “de um dia para o outro”. Potencia a taxa de conversão e, consequentemente, influência positivamente o crescimento das marcas/empresas.

O SEM funciona através da harmonização dos links patrocinados (são anúncios pagos que surgem nas páginas de resultados) e o SEO.

Espero que tenha conseguido esclarecer as vossas dúvidas ;)

 

 

 

 

Referências:

https://www.paulofaustino.com/seo-otimizacao-sites/#O_que_e_SEO_Otimizacao_para_motores_de_busca?

https://www.thinkbigger.pt/blog/o-que-e-sem-search-engine-marketing

https://www.netgocio.pt/blog/pt/a-importancia-do-seo-para-empresas

https://www.marcogouveia.pt/o-que-e-seo/

https://www.latigid.pt/blog/diferenca-entre-seo-sem

Comentários

Mensagens populares