SEO VS SEM, o que são e quais as diferenças?
São ambos termos bastante utilizados e muito importantes em Marketing, mas ainda pairam muitas dúvidas sobre estes acrónimos.
O objetivo deste post é poder
explicar-vos em modo "resumo simplificado", o que são.
É uma das mais importantes áreas do Marketing Digital, pois permite que o nosso website fique no topo de pesquisa dos motores de busca, ou seja, são os resultados que aparecem após os anúncios.
Podemos defini-lo como um conjunto de estratégias de otimização de websites, gerando um melhor posicionamento das páginas nos resultados orgânicos de pesquisas.
As consequências do SEO são a amplificação da visibilidade da
nossa marca/empresa, o tráfego nas nossas páginas e o aumento de conversões.
Um bom SEO ajuda a posicionar os websites nos motores de pesquisa, transmitindo confiança e credibilidade para a nossa marca. Sabemos que os primeiros resultados apresentados nos motores de pesquisa são aqueles que mais facilmente são vistos como confiáveis e ganham o “click” de quem pesquisa. O utilizador raramente vê os resultados da 2ª página.
Os motores posicionam sites através de vários fatores, como por exemplo, a experiência dos visitantes ou a relevância do conteúdo, isto é, a associação entre a palavra pesquisada e o conteúdo da página.
Estes fatores podem ser divididos em 2 grandes grupos:
On-Page (otimização interna), exemplos:
- Título das páginas
- Tags de cabeçalho
- Utilização da palavra-chave
- Qualidade do conteúdo
- Tempo de carregamento das páginas
Off-page: Fatores externos ao website, que não conseguimos
controlar diretamenta, mas onde temos alguma influência:
- Autoridade
- Link building
- Sinais sociais
Por sua vez e para concluir, SEM: Search Engine Marketing, significa em português, Marketing para Motores de busca).
São estratégias utilizadas para quem procura resultados
imediatos, aumentando a visibilidade e o tráfego “de um dia para o outro”.
Potencia a taxa de conversão e, consequentemente, influência positivamente o
crescimento das marcas/empresas.
O SEM funciona através da harmonização dos links patrocinados (são anúncios pagos que surgem nas páginas de resultados) e o SEO.
Espero que tenha conseguido esclarecer as vossas dúvidas ;)
Referências:
https://www.paulofaustino.com/seo-otimizacao-sites/#O_que_e_SEO_Otimizacao_para_motores_de_busca?
https://www.thinkbigger.pt/blog/o-que-e-sem-search-engine-marketing
https://www.netgocio.pt/blog/pt/a-importancia-do-seo-para-empresas
Comentários
Enviar um comentário