Vantagens do Marketing Digital

Sabemos que uma boa estratégia de marketing é essencial para elevar o nosso negócio. Mas é necessário sermos capazes de nos adaptar aos novos tempos, aos novos meios e aos desafios que nos são colocados no caminho.

O mundo do trabalho está a ser posto à prova com esta nova pandemia e a sua capacidade de adaptação ao digital está a ser testada até ao limite. Sem organização e sem orientação é como estarmos à deriva num mar imenso de tecnologia. Há-que atracar o barco, e começar a estudar novas possibilidades.

A era digital é infinita de conhecimentos e possibilidades e estes novos tempos que vivemos mostraram-nos a importância de nos adaptarmos a ela, para conseguirmos tirar o melhor partido e superarmos as barreiras que nos vão aparecendo no caminho.

  

Encontrei durante a minha pesquisa as seguintes frases: “Neste momento, a comunicação digital é primordial” […] “Com a interação física por enquanto restringida, a tecnologia ao serviço do marketing desempenha um papel fundamental…” (link). A meu ver são os argumentos que nos servem de ponto de partida para entendermos a importância do marketing digital.

 

Mas afinal, quais são as suas vantagens?Segundo um estudo da ONU em 2019 4,1 bilhões de pessoas utilizam a internet. Este valor corresponde a cerca de 53,6% da população mundial.

E em Portugal, também em 2019, cerca de 76,2% da população dos 16 aos 74 anos está presente no mundo digital.

Considero estes valores a primeira grande vantagem para o marketing digital: A quantidade de utilizadores da internet é incrível e tem crescido ao longo dos tempos. Conseguimos chegar a qualquer parte do mundo (segunda vantagem) com apenas um click. Não há barreiras no mundo digital.

Os custos das campanhas são mais reduzidas, são mais fáceis de segmentar e conseguimos fazê-las praticamente na hora. Basta termos tudo planeado e clicar em "publicar" (terceira vantagem).

Com tantas ferramentas à nossa disposição conseguimos conhecer melhor o nosso cliente e oferecer-lhe uma comunicação personalizada tento em conta os seus gostos e preferências. A interação que mantemos com o nosso cliente é fundamental, ele é o centro de qualquer estratégia de marketing (quarta vantagem)!

No entanto é necessário esforço e dedicação. Nem sempre o que parece ser simples o é, na realidade envolve um esforço contínuo, trabalho e muito estudo. É necessário testar, experimentar, errar, reajustar e não desistir, até conseguirmos alinhar a nossa estratégia.

Boas estratégias! ;)

    






 

 

 

 

 

 

 

 

Referências

Primeiro link: https://tek.sapo.pt/noticias/negocios/artigos/de-digital-marketing-manager-a-especialista-em-ia-quais-serao-os-perfis-mais-procurados-em-2021

http://www.correntescriativas.pt/blog/7-vantagens-do-marketing-digital/

https://news.un.org/pt/story/2019/11/1693711

https://insider.dn.pt/noticias/mais-de-80-dos-utilizadores-de-internet-ja-estao-nas-redes-sociais/23127/



Comentários

Mensagens populares