Comportamento do Consumidor - Pequena introdução ao conceito

 “Um responsável de Marketing deve compreender, explicar e prever os comportamentos dos seus públicos-alvo…” (Mercator, 2018)

Sabemos que o Marketing é um conjunto de atividades de venda de produtos ou serviços, que visam satisfazer as necessidades e desejos dos clientes ( O que é Marketing? ), por isso é importante entender como se comporta o consumidor. “Prever o comportamento do consumidor e a sua escolha da marca exige a compreensão da lógica social da mente humana ulta-evoluída” (Mercator, 2018)


Há quem descreva o comportamento do consumidor como o estudo sistemático dos processos de compra e troca envolvidos na aquisição, consumo, avaliação e descarte de produtos, serviços, ideias e experiências ou como sendo o conjunto de atividades físicas e mentais realizadas por clientes de bens de consumo que resultam em decisões e ações, de como buscar, escolher, adquirir e utilizar produtos e serviços para satisfazer uma necessidade latente (Silva et al, 2011)


de Medeiros & Cruz, (2006) explicam-nos a visão de Richers e de Kotler e Keller. O primeiro caracteriza o comportamento do consumidor pelas atividades mentais e emocionais realizadas na seleção, compra e uso de produtos/ serviços para a satisfação de necessidades e desejos. Por sua vez, Kotler e Keller dizem que uma vez que o propósito do marketing se centra em atender e satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores, torna-se fundamental conhecer o seu comportamento de compra.


É necessário monitorizar constantemente o comportamento de compra do consumidor (de Medeiros & Cruz, 2006) e ter em conta que fatores como a cultura, estilo de vida, classe social, motivações, entre outros, influenciam o seu processo de compra.

  (Imagem baseada na fig. 4.1 da página 138 do Mercator 25 anos)


Referências:

Arnaud de Baynast, J. L. et al (2018). Mercator: 25 anos. Alfragide: Dom Quixote.

de Medeiros, J., & Cruz, C. (2006). COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: FATORES. Teoria e Evidência Econômica, Passo Fundo, , V. 14, Edição Especial. 

Silva, E. L. (2011). MODELOS INTEGRATIVOS DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA. REMark – Revista Brasileira de Marketing, V.10.

 


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