Storytelling - Uma técnica de neuromarketing
Contar
histórias é essencial
Ao
ouvir e contar histórias, além de criarmos um mundo imaginário que envolve os
nossos sonhos e objetivos, faz-nos ambicionar ser o que não somos e ter aquilo
que não temos. E estas “características” são de extrema importância no
marketing e na publicidade, uma vez que a ambição/“sonho de ser/ter” é
fundamental para conquistar os consumidores. E isto leva-nos a construir e
criar relações e intimidade ao dividirmos e partilharmos momentos, fazendo-nos
também, sentir incluídos em grupos.
A
sensibilidade e humanização desta técnica está no facto de serem histórias
contadas por pessoas para outras pessoas, fazendo com que os indivíduos parem e
queiram ouvir e compreender a mensagem que está a ser transmitida
Storytelling
é a produção de “narrativas baseadas em experiências – vividas ou narradas –
que possibilitam a produção de um conhecimento específico”.
Concluindo,
ao utilizar a técnica de storytelling as marcas negam a sua intenção de
publicidade com argumentos diretos de venda, ou seja, de uma publicidade mais
imperativa que se baseia (apenas) não só na venda (e na descrição das características
do produto). Assim, as marcas trocam essa imperatividade pela interação do público
(com as histórias), acreditando que a melhor maneira de “ganhar o cliente” é ao
falar primeiro com o seu coração e mostrando-se de confiança. Criam deste modo
uma relação de longo prazo com os consumidores, gerando neles uma atitude
positiva face ao produto ou serviço, levando à compra,
A fidelização
de clientes é um ponto fundamental de sucesso para as empresas e marcas, mas
para isso é necessário fazer com que o cliente sinta uma ligação com o produto.
Uma marca sem uma boa base de clientes é mais frágil e além disso os custos de
manter os clientes atuais é mais baixo do que atrair novos.
As empresas
fidelizam clientes através do seu esforço em mantê-los, inovando os produtos ou
superando as expectativas, por exemplo. Um cliente leal à marca não só compra repetidamente,
têm uma maior disposição para pagar pelos seus produtos, mas também tendem a “perdoar”
mais os erros da sua marca de eleição.
Referências
Aragão, D. (2020). Marketing Digital: O papel do storytelling na
fidelização dos clientes. Dissertação apresentada no Instituto Superior de
Gestão para obtenção do Grau de Mestre em Marketing, Instituto Superior de
Gestão, Lisboa.
Carrilho,
K., & Markus, K. (2014). Narrativas na construção de marcas:storytelling e
a comunicação de marketing. Organicom, pp. 128-136.
Cogo, R.
(2020). Storytelling: As narrativas da memória na estratégia da
Comunicação. Aberje Editorial.
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