As marcas aos olhos dos consumidores. Significado das cores
Tal como vimos no post anterior (As cores. Como influenciam o consumidor?), as cores têm um grande impacto no consumidor. Por isso é necessário escolher a cor que mais se adequa à mensagem que pretendemos passar com a nossa marca! “Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor.”
Mas e o que significa cada cor? Como posso eu escolher a cor certa? Continua a ler, este post vai responder-te a essas perguntas!
“Bastam 90 segundos de uma
interação inicial com produtos (ou pessoas) para que alguma decisão seja tomada
e alguma opinião formada. Cerca de 62-90% das avaliações são baseadas apenas
nas cores.”
Zylberglejd (2017) acrescenta
à frase acima transcrita que o uso das cores contribui tanto para a
diferenciação do produto como pode influenciar de forma positiva ou negativa a
relação do consumidor com o produto. Revela também, através de algumas
pesquisas que:
- 93% dos consumidores têm em conta o aspeto
visual do produto;
- 80% das pessoas que
simpatizam com uma determinada marca, lembram-se dela apenas se esta possuir
cores da sua preferência;
- 42% dos consumidores online têm
em conta as cores de um website na hora de decisão de compra.
Cada cor representa determinadas
emoções. Mas sabemos que conhecemos muito mais sentimentos do que cores e isto
faz com que sejam gerados diferentes sentimentos, que por vezes podem ser
contraditórios. O efeito da cor é determinado não só pelo contexto em que se
apresenta, como também se liga a experiências que temos fixadas na nossa
linguagem e pensamento.
Zylberglejd (2017)
explica o significado das cores:
- Azul: É a cor
preferida de 46% dos homens e de 44% das mulheres, é possível justificar esta
eleição tão grande porque o azul não promove sentimentos negativos. É
considerado a cor da fidelidade. É associado a virtudes como: a inteligência, a
ciência e a concentração. Aumenta a nossa produtividade, representa o mérito, a
paz, o prático, a independência e o desporto.
Desperta o desejo de pureza e
contacto com o divino. É a “cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade,
apesar de ser fria e distante”. No entanto, não se recomenda a utilização do azul
para promover comida, pois suprime o apetite.
- Vermelho: É a cor do
fogo, do sangue, da vida, da força e das paixões. Vai do amor ao ódio. É a cor
dominante de todas as atitudes positivas que temos face à vida. É associada aos
extrovertidos. Mas também ao perigo, proibição e atenção.
O vermelho é associado à sedução,
excitação, sexualidade e erotismo. Mas também pode ser associado à
agressividade, ira, determinação e guerra.
“É a cor que não tem como
ficar em segundo plano.”
- Verde: É uma cor
intermediária, neutra. É a cor da natureza, da saúde e simboliza a vida e a
sorte. É a cor da primavera, simboliza fertilidade.
Representa a juventude, o crescimento, a imaturidade, mas também a esperança e
a confiança.
Apesar do seu efeito
tranquilizante, pode simbolizar veneno e inveja. No entanto reforça a ideia de
segurança e de apoio.
- Rosa: O rosa passa por
uma espécie de espectro: começa pelo charme, amabilidade, carinho,
sensibilidade, sentimentalidade e ternura e “acaba” na sedução e tentação.
Esta cor representa também a
suavidade, os sonhos, o irrealismo e a romantização. É a cor dos doces e que
mais combina com as sobremesas. No entanto não é uma cor muito levada a sério
na publicidade.
- Roxo: É a cor dos
sentimentos ambivalentes.
É uma cor muito rejeitada pelo
público no geral. No entanto “unem-se qualidades tão opostas como no roxo: é a
união do vermelho com o azul, do masculino e feminino, da sensualidade e da
espiritualidade, sentimento e intelecto, amor e abstinência. É a união dos
opostos que determina a simbologia da cor roxa, no roxo todos os opostos se
fundem”.
É percebido como a cor da
extravagância. Chama a atenção, diferencia-se entre massas. É a cor da luxuria,
da vaidade, da magia, mistério e da fantasia (simboliza o seu lado sinistro). Representa
a busca psíquica, tornar possível o impossível
- Amarelo: É sinónimo
de vivência, energização, felicidade e alegria. Simboliza o sol, a luz e o
ouro. É a cor otimismo, da iluminação, do entendimento. É também a cor da
espontaneidade e da impulsividade, mas também das advertências.
Os seus significados negativos
são a irritação, hipocrisia, ciúme, cobiça e inveja. É a cor dos traidores e
desprezados.
É a cor mais visível à
distância, é a cor mais clara e leve. E é eficaz para chamar a atenção.
- Laranja: São poucos
os sentimentos e emoções associados ao laranja. “Denota o verdadeiro caráter de
um sentimento, pois ele combina as contradições do vermelho e amarelo,
fortalecendo seus pontos em comum”.
É considerado uma cor exótica
e estranha à nossa perceção. Dá-nos a sensação de algo aromático, de prazer.
Simboliza a diversão, a socialização e o lúdico.
O laranja simboliza a
determinação, o sucesso, o encorajamento, a força e o entusiasmo. É a cor dos
originais, inconformistas e do não convencional.
Embora chame a atenção, não é
muito levada a sério e dá uma aparência menos luxuosa aos produtos.
- Preto: É a ausência
de luz e representa o fim. É associado ao mau, ao pessimismo, ao azar e à dor.
É a cor da negação e do conservador.
Mas também simboliza a
elegância, a individualidade, exibe juventude. É viril e sério.
- Branco: É a cor mais
perfeita de todas e não possui nenhum significado negativo. É a cor do bem, da
verdade, da perfeição, do ideal, da honestidade. Representa clareza e exatidão.
Torna tudo positivo.
Embora nobre, de carácter
tranquilo e passivo, é fraco.
O branco é também pureza, inocência,
leveza, clareza e símbolo da paz.
- Cinzento: É uma cor
sem força e representa todas as adversidades que destroem a alegria de viver. É
a cor de todos os sentimentos sombrios, da solidão e de tudo o que é mau. Da
insegurança, insensibilidade e da indiferença.
É também a cor da reflexão e da teoria.
- Castanho: É a cor
mais rejeitada. É associado à preguiça, burrice e sujidade. É a cor de tudo que
é sem personalidade, sem imaginação, monótono e sem encanto.
No entanto, quando associado à
comida, faz com que os alimentos transpareçam ser ricos em calorias e fortes em
sabor.
Fig.1
Em conclusão, ao nos apercebermos
do poder da psicologia das cores, podemos usar esse conhecimento para prever
como os consumidores respondem às mensagens que passamos através da nossa
marca. É necessário entender como se dá a compreensão das cores por parte do
cliente. Seja o que for que estamos a pensar vender, é importante garantir que
as cores funcionam perfeitamente em todos os pontos do plano de marketing que
estão a desenhar.
“Se as cores certas forem
usadas e os clientes certos receberem a mensagem certa, você receberá menos
objeções à compra, independentemente do preço”
.
.
.
Referências
Patel, N.
(s.d.). The Psychology of Color: How to Use Colors to Increase Conversion
Rate. Obtido de Neilpatel:
https://neilpatel.com/blog/the-psychology-of-color-how-to-use-colors-to-increase-conversion-rate/
Zylberglejd, R. (2017). A INFLUÊNCIA DAS CORES NAS DECISÕES DOS CONSUMIDORES. Rio de Janeiro: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.
Figura 1 e Figura 2 retiradas de: https://neilpatel.com/blog/the-psychology-of-color-how-to-use-colors-to-increase-conversion-rate/
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