As marcas aos olhos dos consumidores. Significado das cores

Tal como vimos no post anterior (As cores. Como influenciam o consumidor?), as cores têm um grande impacto no consumidor. Por isso é necessário escolher a cor que mais se adequa à mensagem que pretendemos passar com a nossa marca! “Se uma boa cor vende, a cor certa vende melhor.” (Patel, s.d.)


Mas e o que significa cada cor? Como posso eu escolher a cor certa? Continua a ler, este post vai responder-te a essas perguntas!

“Bastam 90 segundos de uma interação inicial com produtos (ou pessoas) para que alguma decisão seja tomada e alguma opinião formada. Cerca de 62-90% das avaliações são baseadas apenas nas cores.”  (Zylberglejd, 2017)

Zylberglejd (2017) acrescenta à frase acima transcrita que o uso das cores contribui tanto para a diferenciação do produto como pode influenciar de forma positiva ou negativa a relação do consumidor com o produto. Revela também, através de algumas pesquisas que:

-  93% dos consumidores têm em conta o aspeto visual do produto;

- 80% das pessoas que simpatizam com uma determinada marca, lembram-se dela apenas se esta possuir cores da sua preferência;

- 42% dos consumidores online têm em conta as cores de um website na hora de decisão de compra.

 

Cada cor representa determinadas emoções. Mas sabemos que conhecemos muito mais sentimentos do que cores e isto faz com que sejam gerados diferentes sentimentos, que por vezes podem ser contraditórios. O efeito da cor é determinado não só pelo contexto em que se apresenta, como também se liga a experiências que temos fixadas na nossa linguagem e pensamento. (Zylberglejd, 2017)

Zylberglejd (2017) explica o significado das cores:

- Azul: É a cor preferida de 46% dos homens e de 44% das mulheres, é possível justificar esta eleição tão grande porque o azul não promove sentimentos negativos. É considerado a cor da fidelidade. É associado a virtudes como: a inteligência, a ciência e a concentração. Aumenta a nossa produtividade, representa o mérito, a paz, o prático, a independência e o desporto.

Desperta o desejo de pureza e contacto com o divino. É a “cor da simpatia, da harmonia e da fidelidade, apesar de ser fria e distante”. No entanto, não se recomenda a utilização do azul para promover comida, pois suprime o apetite.

 

- Vermelho: É a cor do fogo, do sangue, da vida, da força e das paixões. Vai do amor ao ódio. É a cor dominante de todas as atitudes positivas que temos face à vida. É associada aos extrovertidos. Mas também ao perigo, proibição e atenção.

O vermelho é associado à sedução, excitação, sexualidade e erotismo. Mas também pode ser associado à agressividade, ira, determinação e guerra.

“É a cor que não tem como ficar em segundo plano.”


- Verde: É uma cor intermediária, neutra. É a cor da natureza, da saúde e simboliza a vida e a sorte.  É a cor da primavera, simboliza fertilidade. Representa a juventude, o crescimento, a imaturidade, mas também a esperança e a confiança.

Apesar do seu efeito tranquilizante, pode simbolizar veneno e inveja. No entanto reforça a ideia de segurança e de apoio.

 

- Rosa: O rosa passa por uma espécie de espectro: começa pelo charme, amabilidade, carinho, sensibilidade, sentimentalidade e ternura e “acaba” na sedução e tentação.

Esta cor representa também a suavidade, os sonhos, o irrealismo e a romantização. É a cor dos doces e que mais combina com as sobremesas. No entanto não é uma cor muito levada a sério na publicidade.

 

- Roxo: É a cor dos sentimentos ambivalentes.

É uma cor muito rejeitada pelo público no geral. No entanto “unem-se qualidades tão opostas como no roxo: é a união do vermelho com o azul, do masculino e feminino, da sensualidade e da espiritualidade, sentimento e intelecto, amor e abstinência. É a união dos opostos que determina a simbologia da cor roxa, no roxo todos os opostos se fundem”.

É percebido como a cor da extravagância. Chama a atenção, diferencia-se entre massas. É a cor da luxuria, da vaidade, da magia, mistério e da fantasia (simboliza o seu lado sinistro). Representa a busca psíquica, tornar possível o impossível

 

- Amarelo: É sinónimo de vivência, energização, felicidade e alegria. Simboliza o sol, a luz e o ouro. É a cor otimismo, da iluminação, do entendimento. É também a cor da espontaneidade e da impulsividade, mas também das advertências.

Os seus significados negativos são a irritação, hipocrisia, ciúme, cobiça e inveja. É a cor dos traidores e desprezados.

É a cor mais visível à distância, é a cor mais clara e leve. E é eficaz para chamar a atenção.

 

- Laranja: São poucos os sentimentos e emoções associados ao laranja. “Denota o verdadeiro caráter de um sentimento, pois ele combina as contradições do vermelho e amarelo, fortalecendo seus pontos em comum”.

É considerado uma cor exótica e estranha à nossa perceção. Dá-nos a sensação de algo aromático, de prazer. Simboliza a diversão, a socialização e o lúdico.

O laranja simboliza a determinação, o sucesso, o encorajamento, a força e o entusiasmo. É a cor dos originais, inconformistas e do não convencional.

Embora chame a atenção, não é muito levada a sério e dá uma aparência menos luxuosa aos produtos.

 

- Preto: É a ausência de luz e representa o fim. É associado ao mau, ao pessimismo, ao azar e à dor. É a cor da negação e do conservador.

Mas também simboliza a elegância, a individualidade, exibe juventude. É viril e sério.

 

- Branco: É a cor mais perfeita de todas e não possui nenhum significado negativo. É a cor do bem, da verdade, da perfeição, do ideal, da honestidade. Representa clareza e exatidão. Torna tudo positivo.

Embora nobre, de carácter tranquilo e passivo, é fraco.

O branco é também pureza, inocência, leveza, clareza e símbolo da paz.

 

- Cinzento: É uma cor sem força e representa todas as adversidades que destroem a alegria de viver. É a cor de todos os sentimentos sombrios, da solidão e de tudo o que é mau. Da insegurança, insensibilidade e da indiferença.

É também a cor da reflexão e da teoria.


- Castanho: É a cor mais rejeitada. É associado à preguiça, burrice e sujidade. É a cor de tudo que é sem personalidade, sem imaginação, monótono e sem encanto.

No entanto, quando associado à comida, faz com que os alimentos transpareçam ser ricos em calorias e fortes em sabor.

 

Fig.1


Fig. 2

Em conclusão, ao nos apercebermos do poder da psicologia das cores, podemos usar esse conhecimento para prever como os consumidores respondem às mensagens que passamos através da nossa marca. É necessário entender como se dá a compreensão das cores por parte do cliente. Seja o que for que estamos a pensar vender, é importante garantir que as cores funcionam perfeitamente em todos os pontos do plano de marketing que estão a desenhar. (Patel, s.d.)

“Se as cores certas forem usadas e os clientes certos receberem a mensagem certa, você receberá menos objeções à compra, independentemente do preço” (Patel, s.d.).

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Referências

Patel, N. (s.d.). The Psychology of Color: How to Use Colors to Increase Conversion Rate. Obtido de Neilpatel: https://neilpatel.com/blog/the-psychology-of-color-how-to-use-colors-to-increase-conversion-rate/

Zylberglejd, R. (2017). A INFLUÊNCIA DAS CORES NAS DECISÕES DOS CONSUMIDORES. Rio de Janeiro: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

Figura 1 e Figura 2 retiradas de: https://neilpatel.com/blog/the-psychology-of-color-how-to-use-colors-to-increase-conversion-rate/



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